A internação de dependentes químicos é um tratamento necessário para ajudar a lidar com as consequências do uso abusivo de álcool ou outras drogas, como a cocaína, heroína, ecstasy e anfetaminas. Esta internação consiste no monitoramento constante do paciente e aplicação de terapias direcionadas para mudanças nos hábitos de vida e ajudar o paciente a lidar com os problemas que o levaram ao uso de substâncias tóxicas.
O Que é a Internação de Dependentes Químicos?
A internação de dependentes químicos é um tratamento especializado destinado a pessoas com a previsão de dependência de álcool e outras drogas, cuja duração varia entre oito e doze semanas e que deve ser acompanhada por profissionais como médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, que devem auxiliar o paciente para que possa retomar o controle da sua vida e sair da adição. Além de fazer uso de medicamentos para ajudar a reduzir o vício, os pacientes também exigem acompanhamento psicológico para lidar com os fatores psicológicos e emocionais que contribuíram para seu vício.
Como Funciona a Internação de Dependentes Químicos?
Ao entrar em uma clínica de internação, o paciente passa por várias etapas antes de iniciar o tratamento. Em primeiro lugar, será feita uma série de exames para avaliar o estado de saúde geral do paciente. Esta etapa tem como objetivo determinar o nível de dependência química e identificar se há problemas de saúde relacionados à droga em questão. Com base neste exame, o profissional médico também decide quais medicações serão necessárias durante a internação.
Uma vez que o paciente esteja com seu tratamento medicamentoso em andamento, o próximo passo é iniciar as terapias psicológicas, que são destinadas a ajudar o paciente a superar os problemas emocionais e psicológicos relacionados ao uso de drogas. Nesta fase, o paciente também aprende sobre seus fatores de risco e aprende como evitar recaídas. O objetivo desta etapa é garantir que o paciente esteja pronto para a recuperação e que não experimente uma recaída na internação.