Internação Forçada para Dependente Químico
A internação forçada para dependentes químicos é uma forma de ajudar a pessoa a entender e enfrentar sua relação com as drogas sem intervir diretamente em sua liberdade. Ela deve servir como uma ferramenta auxiliar, não como um meio de punição. Essa forma de internação é indicada quando outros tratamentos não são acolhidos pelo usuário, bem como quando o mesmo não demonstra vontade de enfrentar a dependência.
Como Funciona
O processo de internação forçada para dependentes químicos é regido pelas leis 4.084/62 e 4.488/62, que autorizam o internamento desse perfil de paciente para tratamentos psiquiátricos. O tratamento inicia-se com o acompanhamento de um profissional de saúde, que avalia as necessidades do paciente e direciona o caminho que se seguirá no tratamento. O internamento é recomendado quando existe o risco iminente de dano físico ou mental ao dependente ou às pessoas próximas. Além disso, o usuário deverá passar por exames diagnósticos para saber se já não existe uma doença mental.
Vantagens
- Aproximação com pessoas que têm o mesmo problema e percepção de mudanças na maneira de pensar; Dificuldade de encontrar recursos para consumir drogas; Ajuda a otimizar tratamentos anteriores que não deram certo; Acompanhamento especializado em todos os momentos; Ajuda a dar corpo e força à recuperação; Permite a criação de novos hábitos e redirecionamento de energias para outras coisas; Permite a realização de tratamentos que não seriam possíveis fora da instituição, como psicoterapia, tratamento medicamentoso, dentre outras coisas.
A internação forçada para dependente químico é uma ferramenta que pode ser essencial para ajudar as pessoas a recuperarem-se do uso abusivo de substâncias. Se você está procurando por um lugar para cuidar de seu ente querido, as clínicas Alfas oferecem estruturas modernas e especializadas para atender com excelência aos nossos clientes. Entre em contato conosco para solicitar uma cotação e conhecer nossos serviços!