Internação involuntária para usuário de drogas
A internação involuntária para usuário de drogas é um serviço que tem como objetivo acolher, avaliar e tratar pessoas que estejam tendo dificuldades com drogas lícitas ou ilícitas. O serviço é oferecido por estabelecimentos especializados e é baseado na Lei nº. 10.216, de 06 de abril de 2001, também conhecida como Lei dos Direitos da Pessoa em Situação de Dependência Química.
Como funciona a internação involuntária para usuário de drogas?
A internação involuntária para usuário de drogas funciona de maneira que os próprios familiares possam fazer a solicitação para que o usuário seja internado. O referido processo passa por uma análise juntamente com o comitê de ética do estabelecimento que avalia qual a melhor forma de atuação para o usuário envolvido.
Durante esse processo o usuário conta com alguns direitos, como o direito à saúde, o sigilo médico, acompanhamento e tratamento por equipes multiprofissionais e de saúde de mental, além do direito de prestar queixa e interpor recursos contra possíveis violações do direito.
Vantagens da internação involuntária para usuário de drogas
- O usuário passa a conhecer melhor sua auto-estima e como é importante para si mesmo; O tratamento é feito de forma personalizada; Os profissionais envolvidos são especialistas; O espaço oferecido é seguro e oferece todos os recursos disponíveis; A internação é de curto prazo.
A internação involuntária para usuário de drogas torna possível à reabilitação do usuário. Se você quer ter certeza de que está tomando a decisão certa para o seu ser querido e se preocupa com o conforto e bem-estar dele durante o processo, faça uma cotação nas melhores clínicas especializadas do mercado, como as Clínicas Alfas que é especializada no segmento Clínica De Reabilitação. Garanta as melhores condições para o tratamento do seu ente querido hoje mesmo!